Sobre o Jornada Startups

Um programa de apoio ao desenvolvimento de startups catarinenses

O Programa Jornada Startups foi criado a partir de uma parceria entre ACATE e SEBRAE/SC, com o propósito de impulsionar a criação e o desenvolvimento de startups de Santa Catarina.

Estruturado em três eixos de atuação, o Programa atende startups desde a fase de ideação até a fase de escala, oferecendo uma jornada guiada por uma equipe altamente especializada.

Mecanismos de apoio

Ao longo de toda a jornada, as startups têm acesso a um robusto mecanismo de apoio, que envolve diagnóstico e acompanhamento do processo de evolução, mentorias individuais e coletivas, capacitações com grandes nomes do mercado, workshops, office hours, fireside chats, além de preparação e participação em rodadas de investimentos.

Colaboração

Ao fazer parte do Jornada Startups, sua empresa será automaticamente associada à ACATE, um dos principais hubs de inovação do país. Por 12 meses, sua startup não terá custo de associação e terá acesso a inúmeras oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e negócio.

Networking

Com uma rede formada por mais de 300 empresas, os Programas Estratégicos da ACATE são um convite ao networking de qualidade: Verticais de Negócios, Grupos Temáticos, LinkLab e MIDITEC.

Formação Empreendedora

Tenha acesso a programas que apoiam startups nos seus diferentes estágios de maturidade, além de uma rede de mentoria com mais de 50 profissionais.

Perks e convênios

Fazer parte do Jornada Startups é ter acesso a benefícios exclusivos que visam desonerar a aquisição de serviços básicos, essenciais para o desenvolvimento saudável de uma startup.

Como está estruturado

Para apoiar as startups nos mais diversos níveis de maturidade, o Jornada Startups foi estruturado em três eixos de atuação, que vão desde a fase de ideação até a fase de escala. Isso significa que, ao ingressar no programa, a startup será direcionada diretamente para o pilar que tenha mais sinergia com a sua maturidade.

Conheça cada um dos eixos do Jornada Startups.

Ideação e Validação

Tem como objetivo apoiar as startups que estão no estágio inicial de ideação. Nele, validamos a ideia e o modelo de negócio e ajudamos a construir o MVP.

Esta etapa do Jornada Startups tem duração de oito semanas, com encontros quinzenais e ferramentas que irão auxiliar na validação da ideia e do modelo de negócio e na construção do MVP, contando com o apoio de profissionais que fazem parte da rede de mentores ACATE.

Ao final desta etapa, a startup poderá ser convidada a fazer parte do processo seletivo da Rede MIDITEC (incubadora gerida pela ACATE e apoiada pelo SEBRAE SC).

Principais entregas

  • Assessment Maturidade
  • Capacitação e mentoria coletiva
  • Mentoria Individual
  • Avaliação da startup

MVP e Funil de Vendas

No segundo eixo, as startups recebem apoio para estruturar o processo de vendas e iniciar a alavancagem comercial. É a hora de ir para o mercado com um produto e oferta bem estruturados.

O Programa de Alavancagem Comercial tem duração de 10 semanas e é composto por diversos workshops que têm como objetivo estruturar e validar o processo comercial da startup. As startups também irão participar da Guilda de Marketing e Vendas da ACATE, um grupo de discussão e troca de boas práticas.

Principais entregas

  • Workshops sobre vendas
  • Construção de ferramentas de vendas
  • Participação no Grupo de Marketing e Vendas ACATE

Grupo Marketing e Vendas ACATE Startups

Oportunidade de participar das discussões e trocas de boas práticas promovidas pelo Grupo de Marketing e Vendas do ACATE Startups, conduzido por Eduardo Mattos, da Intexfy, e Roberta Kuzolitz, da Harmo. O Grupo conta hoje com 30 participantes, sendo 80% deles CEOs ou Sócios de empresas de todas as regiões do estado.

Tração e Escala

O terceiro eixo do Programa é voltado para as startups mais maduras, que já estão com seus processos estruturados É o momento, então, de se preparar para captar investimentos.

Esse terceiro eixo do Programa é dividido em três etapas:

  • Avaliação: startup recebe um score das áreas prioritárias para avaliação do investidor
  • Capacitação: composta por encontros de office hours (OH) e fireside chats (FC), esta etapa tem como objetivo capacitar as startups seguindo uma linha cronológica, por meio de explanação de fundos sobre um tema determinado pela ACATE. Os fireside chats serão momentos, entre as office hours, em que as startups poderão tirar dúvidas com os fundos de investimentos e empreendedores que já realizam o processo de captação.
  • Aproximação com fundos de investimento: rodadas de investimentos em que as startups terão a oportunidade de apresentar seus negócios para possíveis investidores.

Programa Mentorias

Acesso à rede de mentores da ACATE, composta por profissionais renomados das mais diversas áreas: Marketing, Vendas, Produto e Tecnologia, Finanças, Jurídico, Internacionalização, Captação de Investimento, Gestão de Pessoas e Propriedade Intelectual.

E mais!

Fazer parte do Jornada Startups é estar conectado a um dos principais hubs de inovação do país, a ACATE.

Com 12 meses de isenção de mensalidade, você passa a ter acesso a uma sólida rede de parceiros, com inúmeras oportunidades de desenvolvimento, crescimento e negócios, além de garantir benefícios e descontos exclusivos que irão ajudar a sua startup a se estruturar e decolar com mais facilidade.

Aproveite esta oportunidade incrível

Para esta primeira turma do Jornada Startups, vamos selecionar até 200 empresas que se inscreveram no processo seletivo do Programa de Capacitação Startup SC.

Preencha o cadastro que em breve entraremos em contato para informar os próximos passos, caso sua startup seja selecionada.